.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

17.1.13

Lo Mejor 2012: Infografía brasileña

LOMEJOR2012 Infolide es un evento que se organiza en Brasil con los mejores profesionales del diseño y la infografía locales. Este año, sus organizadores quisieron compartirlo con los lectores de Visualmente. tudoeh7
tudoeh4
tudoeh2
renata(2)(Por Renata Steffen) O INFOLIDE é um evento realizado com foco na formação de designers, jornalistas, infografistas, fotógrafos, ilustradores e todos os profissionais envolvidos com jornalismo visual. Em 2012, será realizado na ESPM (rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana — São Paulo/SP)

Desde sua criação, com o nome LIDE, a proposta principal do evento é buscar o fortalecimento da profissão e sua afirmação como ferramenta jornalística e de informação. Tudo isso de forma isenta e sem vínculo com empresas. Com o passar dos anos, o evento cresceu, ganhou visibilidade nacional e internacional e chega a sua sexta edição revigorado e definitivamente consolidado. Para celebrar, e marcar o ínicio de uma nova e promissora fase, o evento passa a se chamar INFOLIDE.

Neste ano, o INFOLIDE traz ao Brasil Jaime Serra, eleito o infografista mais influente dos últimos 20 anospela SND (Society for News Design), durante as comemorações dos 20 anos do Prêmio Malofiej, em março deste ano. Serra é jornalista, colunista e artista multidisciplinar, e desde 2007 atua como redator-chefe adjunto do jornal La Vanguardia, em Barcelona, veículo em que publica uma coluna de opinião infografada. Já trabalhou, entre outros, para El Periódico de Catalunya, El Mundo Deportivo (España); Clarín, La Nación, La Voz del Interior, Olé (Argentina); Diario de Noticias, Jornal de Noticias (Portugal); Corriere Della Sera, Il Sole 24 Ore, Gazzeta dello Sport, La Stampa (Italia); The Intependent (Reino Unido); National Geographic Magazine (EUA).

Seu período no jornal argentino Clarín (1995-2001) é reconhecido como uma revolução na linguagem da infografia no mundo, tanto pelos critérios estéticos quanto pela ampliação das pautas, consideradas próprias do gênero. Um dos infográficos de Serra desse período, ‘La ballena Franca’, publicado em 1995, foi também o mais votado nos prêmios de comemoração dos 20 anos do Malofiej, tornando-se a infografia mais influente dos últimos 20 anos.
infolide2012f
infolide2012a
O INFOLIDE também terá como convidado Guilhes Damian, editor de infografia do IG, uma das mais respeitadas equipes de infografia online do Brasil, reconhecida internacionalmente com 5 medalhas de bronze, 2 de prata e uma de ouro no prêmio Malofiej.

Saindo da infografia e partindo para a história do design, o INFOLIDE 2012 traz Chico Homem de Melo, que é designer e professor da FAU-USP e autor de livros e artigos sobre design gráfico brasileiro, entre eles Linha do tempo do design gráfico no Brasil (em coautoria com Elaine Ramos), lançado no ano passado. Outro palestrante desta edição é Alexandre Ferreira, diretor de arte da Playboy Brasil, que vai contar como é a produção de fotos para revistas. Alexandre tem uma vasta experiência como diretor de artes de revistas como ELLE, Revista da Web, VIP, Estilo de Vida (InStyle) e Revista A.

No encerramento, o INFOLIDE 2012 traz uma novidade: uma mesa redonda que vai abordar o tema "A dor e a delícia de ser multimídia", com Guilhes Damian, Alexandre Ferreira, Fábio Marra (editor de arte da Folha de S.Paulo), Alceu Nunes (diretor de arte da Cia. das Letras) e Ricardo Fiorotto (diretor de arte da revista Autoesporte).

O INFOLIDE 2012 também realizará workshops. Jaime Serra, redator-chefe adjunto do La Vanguardia, vai colocar todo mundo para pensar com o instigante "A infografia não pode ser arte, mas bem, a arte sim pode ser infografia"; Jorge Oliveira, editor de arte da Superinteressante abordará o tema "A criatividade nos tempos de iPad"; Mário Kanno, editor adjunto de arte da Folha de S.Paulo, ensinará os participantes a lidar com muitos dados em seu workshop sobre "Infografia básica: do texto ao infográfico"; e, Marcos Marques, diretor de arte da Época, mostrará como fazer "Capas criativas, capas vendedoras".

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK