.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

13.5.06

Jornalistas pensando visualmente

Mucho se discute sobre lo visual y los periodistas. En muchos lugares esa discusión se está llevando a cabo ahora. Fue nuestro tema en la IV Cumbre Mundial de Diseño en Prensa, en Estepona, España, de este año. En VisualMente nos interesa trabajar con los profesionales que escriben en los diarios, por sobre todas las cosas. Como periodistas creemos que la formación que se recibe en la academía es pésima, en general, y prepara a un profesional que se va a encontrar fuera del mundo, cuando tenga que trabajar.
Giovana Ottenbreit es estudiante de periodismo de la Universidad Presbiteriana Mackenzie de São Paulo y nos hizo un reportaje. Después de hablar de todos estos temas le propusimos que nos diera su visión de la cuestión.

giovana(Por Giovana Ottenbreit) Todos os dias, a quantidade de imagens que tentam chamar nossa atenção é muito grande. Para o cidadão comum do século 21, que tem ocupado grande parte de seu valioso tempo, é preciso selecionar bem aquelas que ganharão sua atenção. No jornalismo não é diferente, ao abrir um jornal ou uma revista, será lido apenas aquilo que chama a atenção de forma mais prazerosa.

Sabendo disso, é natural perceber que a imagem de uma página impressa também é fonte de informação. Se partirmos da idéia de que a ferramenta de trabalho do jornalista é a informação, nada mais lógico que despendermos certa atenção à comunicação visual.

Entretanto, não basta cuidar apenas da aparência e dedicar a ela todos os esforços. A mídia como conhecemos atualmente esta bombardeando uma série de imagens e informações que seus receptores não conseguem mais digerir tanto conteúdo. Esse bombardeiro faz com que a mídia tire de si mesma o seu potencial comunicativo. A relação entre jornalismo e design se dá quando percebemos a importância dos dois elementos, texto e imagem num equilíbrio constante.

Uma forma lógica e útil de juntar os dois dados é a infografia: integração entre códigos distintos (charges, fotografias, gráficos, mapas, símbolos, tabelas, boxes, fac-símile e textos) em uma página jornalística. Por isso existe a SND (Society of News Design) que reconhece o jornalismo visual como uma profissão, incentiva iniciativas de alto padrão gráfico no jornalismo e dá apoio aos profissionais do meio.
Junto à Universidade de Navarra, na Espanha, a instituição promove anualmente o Prêmio Malofiej, destinado a premiar os melhores infográficos.

O que se quer mostrar é que o jornalista também pode trabalhar com essa ferramenta da imagem para transmitir sua informação. Os instrumentos para o bom profissional da comunicação não se restringem apenas ao texto; existe uma gama de ferramentas para trabalhar com a linguagem não verbal às quais se deve conhecer e dominar.

Trabalhando dessa forma, poderemos trazer qualidade à obra, transparência e ética, para um relacionamento fiel entre o produto e o leitor.

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK