.

Los columnistas de Visualmente::Carlos Gámez Kindelán::Rodrigo Sánchez::Jordi Catalá::Mario Tascón::Jaume Serra::Samuel Granados::Dolores Pujol::Fabio Marra::Luiz Adolfo::Leo Tavejnhansky::Massimo Gentile::Pablo Corral::Angel Casaña::Pedro Pérez Cuadrado::Tomás Ondarra::Kohji Shiiki::Elio Leturia::Rodrigo Fino::Ramiro Alonso::Sergio Fernández::Lo más leído de Visualmente::Portadas::Infofreak::Fotografía::Especial Helvética::Especial: Frases del 2008::Especial Cooper Black::Creatividad::Caricaturas::Cuartas Jornadas::Cumbre Mundial::Desnudos::Diarios impresos::Diarios online::Diálogos Visuales
Nuestros Blogs Asociados::Visualmente::Indio::Infograkids::Infografreaks::Infografreaks-edu::Mala Magazine::Bar Visual::Tipográficamente::Chillart::Universitariamente::Visualmente-Edu::Vía Libre::Bar Uch::Que Bien Que La Estamos Pasando::Twittermente::Seguinos en Twitter::Las editoras de Mala::Cristina Poetto::Miru Trigo::Ivonne Caamaño::Ana Ottone::Evita Las Tentaciones::Gaba Urco::Nacha La Macha::Beta Ramírez Bustelo::Carolina Ramírez::Connie Moreno::Juana Medina::Yanina Isabella Tejera::Anna Marti::Lina Delgado Cortés::Sofi Ginestra::India Herrera::La Bender Baruch::Los editores de Chillart::Martín Pons::Pinguboy::Raúl Manrupe::Elio Leturia::Les Cuevas Otonelli::Nathalie Sonne::Germán Kemerer::Lucas Groglio::Rodolfo Fernández Alvarez::Raúl Della Valle::Julio Cuervo::Javier Cuello::Julián Chappa::Fabián Carreras::Jenny Canales Peña::Gastón Caba::Pablo Bobadilla::Federico Fuertes Guzmán::Bender Baruch::Seguinos en Twittermente

17.6.05

Un trabajo creativo en uma revista para meninos curiosos

hier02B
(Por Alessandra Kalko) "Mundo Estranho" é uma revista que surgiu de um especial de perguntas e respostas da Superinteressante. A primeira edição foi um grande sucesso e deu abertura para outras edições e com o tempo deixou de ser um especial e se transformou numa revista mensal.
A princípio, não havia um público específico mas com o tempo ela foi se definindo como uma revista para meninos curiosos de 12 a 20 anos (boys from 12 to 20).
A nossa equipe é pequena e trabalhamos com muitos colaboradores de texto e diversos ilustradores. Como pessoas fixas na revista temos três editores, uma editora de arte, um editor de infografia e duas designers.
No começo de cada edição, com as pautas na mão, dividimos quem ficará com qual assunto e discutimos o tratamento que daremos para cada matéria. Se vai ser uma ilustração, em qual linguagem, se será necessário utilizar uma foto...
Para cada trabalho há quase sempre um designer, um ilustrador e um repórter envolvidos diretamente, sempre supervisionados e orientados pelos editores de texto, de arte e de infografia.
Trabalhamos muito em equipe, e as matérias publicadas não são trabalhos individuais mas sim o resultado de muitas discussões, conversas e contribuições de todos. As pessoas da arte acabam sendo um pouco editores de texto e as pessoas do texto um pouco editores de arte também. Todos pensando em atingir o melhor resultado em cada trabalho.
No caso deste sobre a hierarquia das forças armadas o trabalho funcionou da seguinte maneira. A repórter Marina Motomura chegou um texto com todas as informacões. Mas estava muito confuso e complicado para entender. Então o editor de texto Rodrigo Ratier e eu que era responsável pelo design da matéria sentamos com ela e começamos a procurar uma ordem e lógica na massa de texto, marcando com cores os grupos de informação.
hier01B Isso feito, fizemos um rafe organizando se o bloco seria ilustrado com pessoas ou armas. O desenho do rafe em anexo foi feito pelo editor de texto. É muito importante que quem escreve aprenda a enxergar as coisas visualmente e faça pequenos desenhos esquemáticos, sem medo de que o boneco seja um boneco de palitinhos, mas é um exercício ótimo para quem só está acostumado a mexer com palavras. Assim como ee ótimo que o designer e o ilustrador envolvidos sempre questionem a apuração.
Depois desse rafe pronto, adaptei as informações para o tamanho da página da revista. Então, parti para a produção. Como sempre buscamos utilizar uma linguagem que faça parte do universo do leitor, optamos por ilustar com soldadinhos e aviões de brinquedos. Fizemos as fotos e depois finalizei o layout com as imagens em alta e pequenas ilustrações das insígnias e mapas.
Primeiramente queríamos explicar as divisões e hierarquia do exército brasileiro, que são termos muito confusos e que geram dúvidas em seu uso para todos. Conforme a matéria foi sendo apurada, resolvemos explicar além do exército, as terminologias e hierarquias da marinha e da aeronáutica. A repórter apurou com as fontes e conseguimos textos muito confusos, que não tinham a informação separada e organizada em blocos. Com o texto em mãos fomos identificando as informações e organizando por cores e depois traduzimos para um rascunho esquemático. Transformamos este rascunho em uma tabela para que encaixasse numa dupla da revista.

aleAlessandra Kalko es editora de arte de la revista "Mundo Estranho", de San Pablo, Brasil. En esta serie de infografías trabajaron la redactora Marina Motomura y el editor Rodrigo Ratier.

No hay comentarios.:

polaroids visuales

lo mejor del 2012

works::googleopoly

works::kiss einstein

works::Beatles Stereo

works::PORTADA TIPOGRAFICA

works: yeah, yeah, yeahs

Seguidores

BIG TASTY VISUAL

Cerati no murió

Periodic Table of Typeface

newsgames de ian bogost

pantone gámez kindelán

proyecto walsh

THE QR SERIES

THE QR SERIES
EL QRIFER

El ORIGINAL

QR-VERANO

El MIQR-EY MOUSE

LA PUQRA

El Black Demon

El QR Pí

El QR JOJOJO

Merry QRistmas

El Bender Baruch

El Norbarba

Le Garq

El Norwerine

Archivo VisualMente

COOPER BLACK FETICHE

Gabriel Campanario

made in japan

norberto chaves dixit

Nuestras categorías

Mi vieja era de Boca

Mi vieja era de Boca
Especial Boca Juniors

Blog miembro de la Asociación 3.0
30

(El autor del logo es Rodrigo Visscher. Fue elegido a través de un concurso abierto organizado por VisualMente.)

Nuestros reportajes

Hazte amigo-Facebook de El Norbi

Johnny Depp tipográfico

Helvética, la bestia pop

Helvética, la bestia pop
Especial Helvética

SAVE THE CHIRINGUITO

METROPOLI COOPER BLACK